Este é o que há de mais recente em nossa série Guia de Tecidos – que estabelece o básico sobre o que faz uma boa calça e as opções de materiais. O Guia traz artigos mais aprofundados sobre calças de verão, flanela e outros itens básicos de tecido. Disponível no menu em ‘Guias’ e aqui.
Calças de torção alta cinza claro
O que faz uma boa calça? Por que alguns panos funcionam bem e outros não?
E do ponto de vista estilístico, quais dos diferentes ‘tipos’ são mais e menos formais?
Quando os leitores começam a passar dos ternos para jaquetas e calças separadas, essas rapidamente se tornam questões que os incomodam. Principalmente se pagaram centenas de libras para fazer calças e não estão certos.
Calça cinza de torção alta, Ambrosi
O principal atributo das calças é que elas ficam bem.
As calças não são moldadas nos ombros ou no peito. Em grande parte, eles são cortados apenas para os quadris ou cintura e deixados pendurados.
Portanto, eles precisam ser drapeados de forma limpa e consistente, criando uma linha bem definida e retendo-a quando dobrados e esticados, enquanto o usuário caminha, se espreguiça e se senta.
Os técnicos às vezes dividem isso em três atributos: resistência ao vinco, resistência à forma (não enrugar os joelhos, apesar da pressão) e algum estiramento natural (que permite que o tecido retorne à sua forma após essa pressão).
Veludo cotelê. Geralmente não é ótimo para resistência à forma
Isso geralmente vem de um tecido mais denso, com mais fio tecido firmemente em cada centímetro. Essa é a vantagem de tecidos como a sarja, por exemplo, que são naturalmente mais densos.
Os tecidos criados para moda feminina muitas vezes carecem disso. Eles são tecidos de maneira frouxa, para fluir e às vezes se moldar ao redor do corpo, mas perdem a forma sob pressão.
Existem exceções. Por exemplo, se o fio for particularmente forte, a trama não precisa ser tão densa. É o caso dos lençóis e das lãs de alta torção. A resistência do fio significa que eles podem usar uma trama simples e mais solta, que ainda mantém o caimento com a vantagem de permitir a passagem do ar.
E os tecidos podem ser muito densos. Se houver muita fibra ali, eles podem parecer rígidos e “mortos”. Os técnicos falam sobre segurar o pano na mão, apertá-lo e soltá-lo para ver como ele reage – quanta “vida” existe.
Calças de lã Fresco (alta torção)
Mas a densidade ainda é uma boa regra. É por isso que muitas vezes você encontra cachos de lã de alta torção divididos em uns para calças e ternos, e outros para jaquetas.
Aquelas feitas especificamente para jaquetas esportivas costumam ser mais macias, mais soltas e com trama mais aberta. Você pode segurá-las entre as duas mãos, movê-las para cima e para baixo e sentir o movimento do tecido. Não daria boas calças.
O mesmo vale para muitos tecidos de lã/seda/linho. Eles são um pouco abertos e soltos demais. Com o passar do dia, eles perderão a forma e, com o passar do ano, se desgastarão. Ou o costura no assento irá rasgar.
As calças são usadas com muito mais peso do que as jaquetas.
Sarja de cavalaria creme (nossa colaboração, com Fox Brothers)
Um último ponto é o pilling: tecidos mais soltos e inadequados para calças têm maior probabilidade de formar bolinhas.