O GUIA PARA PANOS DE CALÇAS ALFAIATARIA (2)

                     

Um pequeno truque para testar isso é pegar o pano entre o indicador e o polegar, esfregá-lo suavemente em círculos 10 vezes e ver se sai um pouco de penugem, de forma bagunçada.

Este é um bom indicador de que o material irá acumular mais tarde, especialmente onde há maior abrasão, por exemplo, entre as pernas.
Pano secreto
Então, com tudo isso em mente, aqui estão os principais tipos de calças.

A ausência mais notável é a lã penteada com acabamento duro (tecido de terno padrão). Pode ficar bem, mas em termos de estilo geralmente é muito brilhante e com acabamento duro para parecer uma calça separada.

Chicote

Uma sarja de lã particularmente densa. (Em geral, você pode saber a densidade pela verticalidade da linha diagonal de sarja.)

Excelente corpo e forma, sendo a única desvantagem a tendência de parecer um pouco antiquado e, portanto, muitas vezes melhor em cores mais escuras e formais. Parece grosso, com corpo, em vez de mais fino e duro como o gabardine.

Secreto

Uma versão de chicote mais comumente usada em casacos, mas também boa para calças. Parcialmente definido pelas cores country – marrom, bege, verde – e diferentes cores de fios (muitas vezes visíveis entre as linhas de sarja). Tem tendência a ser brilhante; versões foscas geralmente são melhores, mais casuais e versáteis.

Sarja de cavalaria (linha de sarja dupla)
Sarja de cavalaria

Chicote com linhas de sarja correndo aos pares. Freqüentemente, também com textura um pouco mais fosca.

Sarja

Francês para sarja, e uma frase raramente usada porque se tornou bastante ampla. Geralmente, refere-se a uma sarja de lã que possui um acabamento levemente mais lanoso, sem ser fresada.

Cordão Bedford

Um tecido resistente com a aparência das mesmas saliências verticais do veludo cotelê. No entanto, é tecido de forma diferente e parece diferente nos espaços entre as cristas e nas linhas tênues que correm entre elas. Uma alternativa boa e mais densa ao veludo cotelê.

Serge (observe o acabamento mais fofo)
Altas reviravoltas

Pano que utiliza um fio torcido para lhe conferir força e resistência aos vincos. Normalmente o padrão para calças formais em climas quentes. O equivalente de verão à flanela, embora um pouco mais inteligente.

Flanela

O favorito universal para calças separadas, porque se enquadra perfeitamente entre o formal e o casual. Fica bem com um suéter, uma jaqueta de tweed ou um blazer azul marinho. Definido pelo seu acabamento fresado, que explode as fibras e provoca um aspecto fofo.

Gabardine

Tecido urdido de alta densidade. Tradicionalmente em muitos fios e acabamentos, mas hoje geralmente em fios finos e com acabamento duro, o que o torna mais elegante e brilhante, semelhante aos ternos. Como resultado, geralmente é muito formal para mim. A maioria dos algodões simples usados para alfaiataria são gabardines, entretanto.

Gabardine de lã, com acabamento duro
Veludo cotelê

O tecido distinto (na verdade, um tipo de veludo) com cristas verticais. Quase sempre algodão, mas também lã. Com um peso bom, sem algodão ou elastano, dá boas calças. Mas talvez mais sujeitos aos caprichos da moda do que as sarjas de lã.

Pele de toupeira

Sarja de algodão com acabamento escovado. Mais quente e aconchegante e, portanto, usado principalmente no inverno. Novamente, sujeito à moda: muitas vezes parece um pouco antiquado hoje.

Calças chinesas

Não é um pano, mas um tipo de calça de algodão. Geralmente usa sarja de algodão, mas por outro lado varia muito na forma como o algodão é tecido. Pode ser rígido e pontiagudo, até mesmo brilhante; ou pode ser macio e lavado. Neste último caso (mais comum em lojas de rua), desiste em grande parte dos ideais de caimento e corpo.

Jeans

Um algodão melhor definido pela sua sarja 3 por 1 e cor índigo. Mas pode ter uma grande variedade de gramaturas e cores, até mesmo estruturas de tecido. Os jeans usados ​​para alfaiataria são geralmente mais finos e densos, para conseguir um pouco daquele caimento. É por isso que eles não se parecem em nada com jeans.

Calças de algodão mais grossas, associadas a roupas de trabalho. Muito diferente das calças de alfaiataria ou das calças lavadas associadas a lojas, por exemplo, Gap ou Incotex
Como sempre acontece com a descrição de tecidos, existem as definições originais e restritas e, em seguida, existem os usos modernos.

Muitas vezes a definição descreve apenas uma parte do processo (como tecelagem ou acabamento), mas assume outros aspectos ao longo do tempo (por exemplo, uma flanela penteada é realmente uma flanela?). E depois há associações culturais (como com sarja).

Acho que o principal a lembrar é – quando você visita um alfaiate – saber o tipo de tecido que deseja (pesado/leve, denso/solto, casual/elegante), bem como o nome. Sempre haverá variações e exceções.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply