Um alfaiate personalizado explica como as calças devem caber
Há uma piada amigável em Savile Row entre dois tipos de cortadores: os que cortam as jaquetas e os que cortam as calças que as acompanham. O paletó é uma peça de roupa muito mais complicada e serve como peça central de uma roupa. Requer múltiplas camadas de tecido de cabelo, lona e acolchoamento, e usa vários painéis e dardos para transformar um pedaço de tecido bidimensional em uma forma tridimensional. As calças, por outro lado, são mais simples e projetadas para desaparecer visualmente no fundo. As pessoas que cortam jaquetas, chamadas de cortadores de cabeça na alfaiataria, gostam de dificultar o trabalho dos cortadores de calças. “Quão difícil pode ser costurar quatro linhas retas?”, brincou comigo uma vez um cortador de cabeça.
É tudo muito divertido, claro, porque qualquer alfaiate experiente sabe que é muito difícil fazer com que uma calça caiba bem. Nossas pernas não são postes – elas não ficam apenas retas para cima e para baixo. Em vez disso, eles se curvam, balançam e dobram, mesmo quando estamos parados. Quando se trata de encontrar boas calças, o segredo é conseguir um par que mascare esses problemas (ou, pelo menos, não os agrave).
Algumas das minhas melhores calças foram compradas na Tailors’ Keep, uma alfaiataria localizada do outro lado da rua da mundialmente famosa Transamerica Pyramid, em São Francisco. Eles oferecem todo tipo de alfaiataria – alterações, sob medida e sob medida. Jonathan, o cortador da empresa, desenha e corta os padrões de papel à mão. Ryan Devens, proprietário e fundador da loja, faz todos os acessórios.
“Assim como um paletó deve caber bem nos ombros, uma calça começa na cintura”, explica Devens. A elevação é a medida da costura da virilha até a parte superior da calça – a elevação frontal é a medida na frente, a elevação traseira é a medida nas costas. Devens continua: “Não é que você não possa alterar essas coisas. Você pode, assim como alterar os ombros de um paletó, mas o processo será complicado e, portanto, caro. Sua melhor aposta é encontrar algo que se encaixe bem na ascensão.”
No nível mais básico, a elevação determina onde fica o cós. Como parte da resistência contra o visual skinny de cintura baixa introduzido por Alexander McQueen e Hedi Slimane há vinte anos, as calças de cintura alta voltaram à moda nos últimos anos (saudamos a mudança). Menos apreciado, porém, é como a subida afeta o caimento das calças. Assim como um paletó fica pendurado nos ombros, as calças ficam penduradas no cós – e a cintura determina onde o cós fica.
Entre os muitos problemas de ajuste que surgem em sua loja, Devens diz que os problemas mais comuns têm a ver com postura. “Muitas pessoas ficam com os quadris para frente e os joelhos travados”, diz ele. Um postador do fórum de alfaiataria The Cutter and Tailor sugeriu certa vez que isso ocorre porque a maioria das pessoas é sedentária e passa o dia inteiro sentada. Conseqüentemente, eles têm músculos das pernas mais fracos e precisam ficar em pé com os quadris para a frente e os joelhos travados para se equilibrarem.
Se alguém ficar assim e as calças não forem cortadas para sua postura, você verá o excesso de tecido amassado abaixo do assento e ondulado na parte de trás das coxas.